ATM (Articulação Temporo Mandibular), é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente (protrusão), para trás (retrusão) e para os lados e que participam dos processos da mastigação, fonação e deglutição.
O que é a Disfunção da ATM?
A Disfunção da ATM (DTM) é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário. Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.
A Disfunção ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (apertar ou ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.
Quais os sintomas da ATM?
Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. Alguns dos sintomas mais comuns de ATM são:
· Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
· Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
· Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
· Mandíbulas que "ficam presas" travam ou saem do lugar;
· Flacidez dos músculos da mandíbula;
· Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
Como tratar a ATM?
Existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Alguns dos tratamentos que poderão ser recomendados são:
· Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios;
· Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou "splint". Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;
· Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse;
· Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.
A disfunção temporomandibular é uma doença que, depois de instalada, é quase sempre progressiva. O que não se consegue determinar com exatidão é a sua velocidade de progressão e as suas conseqüências. Portanto, o ideal é o tratamento precoce, que certamente proporciona melhores soluções e resultados.
muito bom. objetivo.
ResponderExcluirAmei... esclareceu todas as minhas duvidas!!
ResponderExcluire realmente muito objetivo!!