Visitantes

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Você sabe o que é Briquismo? E Bruxismo?



Ha alguns dias venho lendo assuntos que falam sobre algo muito interessante, pelo menos para mim. Sempre tive curiosidade de saber mais a respeito do assunto, mas só agora tomei essa iniciativa de pesquisar e estudar a respeito do mesmo. Depois de pesquisar, estudar e analisar os fatos, resolvi compartilhar o que aprendi, espero que gostem!!!

Se você acorda, e sente os músculos da sua mandíbula doloridos ou fortes dores de cabeça, você pode estar sofrendo de DTM (Distúrbios Têmporo-Mandibular) – conjunto de sintomas decorrentes de apertamento e encaixe deficiente dos dentes.

O Briquismo, também conhecido como bruxismo é um hábito que leva os pacientes a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. O bruxismo pode acarretar a destruição do osso ao redor do dente e migração da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula. Para muitas pessoas o bruxismo é um hábito inconsciente, muitas vezes a pessoa nem percebe o que está fazendo quando dormindo ou até mesmo acordada.




A frequência e a severidade do bruxismo estão associadas ao estresse físico e emocional. Quando a pessoa esta dormindo, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e da fadiga. O esmalte dentário é o primeiro a ser danificado, causando assim o desgaste anormal dos dentes, podendo se estender até a gengiva, causando dor. Em dentes frágeis (cariados ou tratados) a fricção pode causar quebra e fissuras. Outros sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.




Reconhecer o problema e tentar achar suas causas do dia-a-dia é de extrema importância para um tratamento com êxito. O uso de um dispositivo quando dormir, feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege do atrito com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é a cura. Relaxar pode contribuir muito para diminuir os sintomas. O estresse pode ser uma das principais causas do bruxismo. Ouvir músicas, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho pode beneficiar muito, aliviando o estresse e os sintomas do bruxismo. Uma dica é aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar os músculos doloridos devido à pressão exercida.






2 comentários:

  1. Meiry Jany, ficou faltando indicar as referências (com os links) que você utilizou. Sempre é bom informar as referencias bibliográficas.
    .
    Parabéns por abordar assunto tão importante.

    ResponderExcluir
  2. Prontinho, as referências já estão ai!!!
    Obg!
    =)

    ResponderExcluir