Visitantes

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A terrível sensação de boca seca




XEROSTOMIA







Xerostomia ou boca seca significa que você não produz saliva suficiente para manter sua boca úmida por algum fator químico ou físico, tem o seu fluxo salivar interrompido ou diminuído. Todos podem ter a boca seca, especialmente se estamos sob estresse, mas se você tem boca seca sempre ou a maior parte do tempo, isto pode ser desconfortável, causando problemas de saúde mais sérios ou ainda podendo indicar a existência de uma doença mais grave, podendo até mesmo levar a halitose (mau hálito). Isto porque a saliva faz muito mais do que simplesmente manter a boca úmida, ela ajuda a digerir o alimento, proteger os dentes das cáries, prevenir infecções, já que ela controla as bactérias da boca, alem de tornar possível a mastigação e a deglutição.
A língua pode mostrar deficiência pela atrofia das papilas, inflamação, fissuração, rachaduras e até desnudação. O indivíduo portador de xerostomia apresenta sensibilidade, ardência, queimação e dor na mucosa da língua.
A xerostomia crônica predispõe à cárie dental aguda, complicações periodontais e perda subsequente dos dentes. O paciente apresenta dificuldades para utilização de dentaduras e incômodos com aparelhos protéticos devido a secura da boca.





Existem várias causas possíveis para a xerostomia, tais como:

* Efeitos colaterais de alguns medicamentos (entre eles o antidepressivo)
* Respiração bucal crônica
* Fumo excessivo
* Síndrome de Sjögren
* Síndrome de Heerfordt
* Doenças sistêmicas e metabólicas
* Lesão dos nervos que inervam as glândulas salivares
* Pobre higiene bucal
* Menopausa
* Os sintomas também pode ser observado em alguns pacientes que são submetidos a radioterapia em região acima do tórax.

O controle da doença depende da natureza da mesma. Para a maioria dos pacientes só pode ser oferecido alívio sintomático. Procura-se encontrar a causa da baixa do fluxo salivar, deve ter-se uma higiene bucal rígida e um controle na dieta. Para que seja tentada uma reativação da secreção das glândulas salivares, o uso de tabletes de fosfato e cálcio e gomas de mascar é recomendado e em condições extremas é indicado o tratamento químico com aconselhamento e acompanhamento do cirurgião-dentista, com medicamentos que provocam a secreção de saliva (sialogogo), esse medicamento detecta se há possibilidade de a glândula reabilitar-se por si só, caso não seja possível, a única saída é a reabilitação por saliva artificial.







Nenhum comentário:

Postar um comentário